quinta-feira, 19 de janeiro de 2012




«O tom e o espírito verdadeiro português

Esse é forçoso estudá-lo no grande livro

Nacional que é o povo e as suas tradições

E as suas virtudes e os seus vícios, e as suas crenças e os seus erros.»

Almeida Garrett, Romanceiro
No sétimo ano de escolaridade, chegámos aos textos de literatura tradicional de expressão oral – parábola, fábula, conto tradicional, lendas, provérbios, adivinhas…

Quando estudámos a fábula, a Maria Beatriz, do 7ºE, trouxe um livro sobre este tipo de texto, antiquíssimo, encadernado pelo seu avô. Uma verdadeira herança familiar!... Mostrou-o, com todo o cuidado, aos colegas da turma. Eu fiquei encantada com o toque, com o cheiro, a textura, o peso, as folhas gastas…mas tão amadas e  bem tratadas! Um pedaço enorme de respeito pelo património literário tradicional!…

Pedi à Maria para contar a história deste livro e tirar fotografias do mesmo. Ela cumpriu.

G.R

Olhem que gira que está a Maria Beatriz!





Uma lenda…uma história de amor contada por José Gomes Ferreira. Para quê complicar? E assim se fez o Sol e  a Lua.



O SOL E A LUa

A Lua era mais linda do que o Sol. O Sol queria casar com ela, mas a Lua não lhe dava cavaco. Ele então, despeitado, atirou-lhe à face com cinza, e ela a ele com as agulhas da costura. A Lua ficou sem brilho, e o Sol cheio de raios. Ainda nos eclipses é o Sol que batalha com a Lua.
                          José Gomes Ferreira, Contos Tradicionais Portugueses, Iniciativas Editoriais




ENTRE CONTOS E ENCANTOS

Sentes alguma curiosidade em ler fábulas de Esopo e saber quem foi este fabulista? Queres ler contos ou enviar uma história escrita por ti? E ver animais que tocam a campainhas de portas e te transportam para histórias de encantar?

Tens muito por onde escolher: entra no mundo fantástico e vai ao encontro de fadas, bruxas, magos, gnomos, duendes. Aceita este convite para fazeres uma viagem num tapete mágico que te leva a descobrir uma arca encantada onde se guardam os vestidos e os amores das princesas de “Era uma vez”.

Parafraseando a autora deste site (é brasileiro, mas não faz mal!), ele é “dedicado a crianças e adultos que gostam de ler e sonhar”.

Explorem todos os cantinhos, cliquem na arca vermelha, entrem no mundo fantástico, viajem na garupa dos cavalos alados e sigam as fadas e os duendes “envoltos em estrelinhas amarelas e brilhantes”.

Sonhar faz bem à alma…sobretudo dos adultos…que quase não têm tempo para sonhar.
G.R.

1 comentário:

  1. Maria Beatriz, tens muitos motivos para estar orgulhosa dessa prateleira de livros. Os avós são das melhores coisas que temos na nossa vida ;-)

    ResponderEliminar