quinta-feira, 1 de março de 2012


 UM AVÔ, DOIS NETOS, UM LIVRO
    


        Daniel Sampaio é um conceituado psiquiatra e terapeuta familiar. É professor associado com agregação desde 1997 na Faculdade de Medicina de Lisboa e assistente hospitalar graduado do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde coordena o Núcleo de Estudos do Suicídio. Coordena, igualmente, neste hospital, o atendimento de jovens com anorexia e bulimia nervosa. Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, que fundou em 1979.
        Publicou diversos livros, sobretudo sobre a adolescência e os seus problemas, destacando-se entre eles, "Vozes e Ruídos - Diálogos com adolescentes", em 1993, e "Inventem-se Novos Pais", em 1994. Com este livro, o professor Daniel Sampaio ajuda os pais a interpretar esses sinais, a elaborar a resposta certa.

        Desta vez decide escrever um livro com os seus dois netos, Gonçalo e Francisco, ambos de doze anos.

A revista Visão da semana passada divulga o livro e explica aos leitores como foi escrita esta história. Crime na escola é um policial editado pela Caminho . A ação tem como protagonistas três amigos do 7º ano que vivem muitas aventuras no colégio Um por Todos. «Há ameaças de alunos mais velhos. Caos nas salas de aula. Professores revoltados e deprimidos. Diretores que falam muito e fazem pouco. Há um acidente com a carrinha. Um motorista com comportamentos estranhos. Uma auxiliar suspeita de um crime. Apenas algumas pistas vão conduzir ao final pretendido e, para lá chegar, há que passar por mensagens, redes sociais e esquemas com os pais.»

Daniel Sampaio explica que o livro foi escrito nas férias de verão, durante um mês e meio. Avô e netos reuniam-se sempre duas horas a seguir ao almoço e cada um escrevia o seu capítulo. Francisco foi o responsável pela ilustração. O psiquiatra e escritor diz ainda que “ o bom disto tudo foi provar que, em família, é possível brincar e construir coisas; nem os jovens são irresponsáveis nem as diferenças entre gerações são intransponíveis.”

A sessão de lançamento foi hoje e o livro foi apresentado por Alice Vieira.

G.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário