sábado, 25 de maio de 2013

 
A Importância da Família na Vida de um Adolescente
 
Na minha opinião, viver com os pais, ausentes ou indiferentes, deve ser muito difícil e talvez até medonho e assustador, mas as pessoas vão-se habituando a viver sem a sua presença. No caso dos adolescentes, pode ser um motivo para os levar ao caminho do álcool e dos estupefacientes, pois a ausência dos progenitores pode causar distúrbios psíquicos e levar até à dependência de drogas, o que leva, muitas vezes, à morte  precoce.
Esses jovens, toxicodependentes, quando começam a sentir que não têm capital suficiente para esse vício, começam a furtar e a pedir dinheiro que sabem que nunca poderão devolver. Ter pais demasiado preocupados e a fazerem demasiada pressão sobre as notas escolares também não é saudável, pois, às vezes, os estudantes, para se aliviarem dessa pressão, consomem drogas.
Existem vários comportamentos que podem ser adotados por crianças/adolescentes com pais ausentes. Um exemplo desses comportamentos é o bullying, que é um método muito usual nos jovens para descarregar a sua raiva e as suas frustrações.
Outro grande problema, principalmente na adolescência, prende-se com os amores,   que  afeta muito os adolescentes, quer com pais ausentes ou não. Porém, as pessoas com pais mais interessados têm sempre a vantagem de serem consoladas pelos seus progenitores, quando têm desilusões e desgostos amorosos, pois podem ouvir os conselhos vindos dos mais velhos. No entanto, os jovens com os pais ausentes não têm essa sorte…
Francisco Nascimento, 8ºD
 


Sem comentários:

Enviar um comentário