sábado, 26 de novembro de 2011

JORNALISTAS DE PALMO E MEIO
                                                                                
No 7º ano, estudámos o texto jornalístico. Analisámos notícias, reportagens e entrevistas. Como já foi referido, o CLUBE ESCREVER MAIS tem sempre jornalistas disponíveis para divulgar eventos e atividades que decorrem na escola. Os textos são redigidos pelos alunos e publicados posteriormente na página da escola. É importante salientar que os alunos gostam de desempenhar este papel: serem jornalistas, pelo menos uma vez. A teoria tem mais sentido se a associarmos à prática. O entusiasmo e a autoestima destes jovens crescem. Sentem-se úteis.
Reconhecemos as dificuldades que os alunos manifestam na produção de textos e concordo com a necessidade de desbloquear o medo do “erro”. Assim, os nossos jovens aprendizes sentem-se envolvidos no processo da escrita sem se sentirem sozinhos, sem sentirem que o erro os diminui ou fragiliza. As estratégias mais eficazes são as que consistem em desafiar os alunos para a produção do que querem comunicar. Se há necessidade de melhoramento ou revisão da escrita, nós estamos com eles. Trata-se de uma aprendizagem partilhada que proporciona segurança e confiança nos alunos. Estes mostram-se recetivos a propostas de trabalho que apontam não só para a pesquisa mas também para a fruição e produção textual.

          Passemos então para a entrevista que o David Cruz, do 7ºD, fez à professora Maria do Natal.
                                                                                                                           
                                                                                                                                      Guilhermina Reis


Witch Parade
            Esta entrevista tem por objetivo divulgar uma atividade promovida pelo grupo de Inglês do 2º ciclo, integrada no Plano Anual de Atividades da escola. Trata-se da “Witch Parade”. Para obtermos informações mais detalhadas sobre este assunto, decidimos entrevistar uma das professoras responsáveis pelo evento, a professora Maria do Natal.
David Cruz – O que motivou a realização desta atividade?
Professora Maria do Natal - A atividade pretende dar a conhecer aspetos aos alunos e seus encarregados de educação sobre as culturas Inglesa e Americana. Quando se ensina uma língua estrangeira, não só transmitimos conhecimentos linguísticos como também divulgamos aspetos culturais dos países onde o Inglês é a língua oficial.
D.C. – Esta atividade é um concurso. Como se organizou?
P.M.N. – Cada professor de Inglês divulgou junto das suas turmas o objetivo do concurso (decorar da forma mais original possível uma fotocópia de uma bruxa em folha A3 dada a cada aluno). Os trabalhos foram feitos em casa onde poderia haver ajuda dos encarregados de educação. Foram expostos todos os trabalhos e as professoras de Inglês do 2º ciclo, em conjunto, decidiram quais os trabalhos, quer pela sua originalidade ou perfeição, que mereciam ser premiados. A escolha foi muito difícil, pois a qualidade e originalidade superou todas as expetativas. Daí ter sido decidido não se optar por um vencedor, mas sim por seis.
D.C .– Quantos alunos participaram no concurso?
P.M.N. – Participou todo o 2º ciclo. Só alguns alunos é que não entregaram os trabalhos.
D.C. – O concurso tinha algum regulamento?
P.M.N. – Havia duas únicas regras: a decoração não podia ultrapassar a folha A3 e os trabalhos tinham que ser entregues até ao dia 28 de Outubro.
D.C. – Deu para observar que os alunos fizeram os trabalhos com gosto?
P.M.N. – Como tinha dito antes, houve um grande envolvimento ao ponto de superar as nossas expetativas e os encarregados de educação também se mostraram bastante interessados e colaborantes, o que nos agradou muitíssimo.
D.C .– Houve prémios atribuídos aos vencedores?
P.M.N. – Aos seis melhores trabalhos foi atribuído um cheque-prenda no valor de cinco euros, que deverá ser trocado em material escolar na papelaria da escola. A cada um dos vencedores também lhes foi atribuído um diploma de participação.
D.C. – Quais as professoras que participaram nesta atividade?
P.M.N. – Foram todas as professoras de Inglês do 2º ciclo: a professora Romualda Monteiro, a professora Dolores Neto, a professora Paula Amaral e eu (professora Maria do Natal). Não podemos deixar de agradecer à professora Anabela Miranda que nos ajudou a fazer os cartazes com os títulos da atividade.
D.C. – Quem quiser ver os trabalhos, onde é que se pode dirigir?
P.M.N. – Os trabalhos estão expostos no átrio de entrada da escola.
D.C. – Muito obrigado por esta entrevista.
P.M.N. – Eu é que agradeço.
                                                  Entrevista realizada por David Cruz, nº5, 7ºD  



Sem comentários:

Enviar um comentário