terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

200º ANIVERSÁRIO DE CHARLES DICKENS
A cidade de Londres, musa e "lanterna mágica" de Charles Dickens, presta um tributo ao escritor inglês no bicentenário de seu nascimento, o qual é celebrado nesta terça-feira com inúmeros eventos culturais, além da reedição de algumas de suas obras. Exposições como a do Museu de Londres - que explora a relação do escritor com esta cidade, onde ambientou a grande maioria de suas romances -, ou a da Biblioteca Britânica, que analisa seu interesse pelos fenômenos sobrenaturais, são alguns dos principais destaques dessa programação.

Muito vinculado às causas sociais, como a educação e a saúde dos pobres, o escritor preferia explorar temas políticos, como a revolução francesa (História de Duas Cidades). "Apesar de priorizar assuntos políticos, Dickens não era nenhum revolucionário", ressalta o professor da universidade de York, John Bowen.

Desde Oliver Twist até David Copperfield, a maioria dos romances de Dickens é ambientada na capital britânica, cidade que o escritor se referia como "sua lanterna mágica". Londres inspirava Dickens porque, em pleno século XIX, a cidade exaltava de maneira clara os desafios e as contradições da era moderna, já que enquanto apareciam as grandes invenções, como a ferrovia, também cresciam as desigualdades entre ricos e os pobres, um dos principais temas explorados pelo escritor.

S.D.


Sem comentários:

Enviar um comentário